sexta-feira, 17 de maio de 2013

Loucura + manifestação = dadaísmo

Se deu a louca na Tropicália Filmes? Nããããão! Mas vida de universitárias é assim: sexta-feira, e aqui estamos, aprendendo e compartilhando! Hoje sobre o movimento Dadaísta, também conhecido como DADÁ. O que você sabe sobre esse período das artes? 

O dadaísmo foi um movimento artístico que surgiu na Europa por volta do ano de 1916. Este movimento teve alguns principais representantes, podemos citar aqui dois deles: Marcel Duchamp e Hans Arp. E qual o principal objetivo desses caras? Para eles, era hora da ruptura com as formas tradicionais de arte. Portanto, o dadaísmo foi um movimento de forte conteúdo anárquico.
O próprio nome do movimento deriva de um termo em inglês infantil: dadá (brinquedo, cavalo de pau). Daí, observa-se a falta de sentido e a quebra com do tradicional que é o intuito do movimento.


Observe algumas características do dadaísmo e tente identificá-las no vídeo abaixo:

- Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico;
- Irreverências artística;
- Combate às formas de arte institucionalizadas;
- Crítica ao capitalismo e ao consumismo;
- Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica;
- Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc) na composição das obras de artes plásticas;
- Forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo.



Aos nossos modernos olhos de hoje, este tipo de manifestação pode parecer infantil, no entanto, não podemos esquecer o momento no qual a proposta surgiu: uma Europa caótica e em guerra. A falta de lógica não era usada como absurdo, mas como um espelho crítico de uma realidade incômoda. 

E então, o que achou do DADÁ? 
Na próxima sexta-feira uma continuação deste movimento que fez história no mundo. 

Um comentário: